Samsung e Xiaomi anunciam o primeiro sensor de 108MP

A Samsung apresentou o sensor ISOCELL Bright HMX, o primeiro de 108MP para smartphones. Este sensor foi resultado de uma parceria realizada com a Xiaomi, que será muito provavelmente a primeira fabricante a integrar este sensor nos seus smartphones.

“Através de uma importante colaboração com a Xiaomi, o ISOCELL Bright HMX é o primeiro sensor para smartphones com mais de 100 milhões de pixels. Oferece uma reprodução de cor incomparável e impressionante detalhe com a avançada tecnologia Tetracell e ISOCELL Plus”, disse Yoingin Park — Vice Presidente da área de sensores da Samsung Electronics.

À semelhança do sensor de 64MP, também este chega com um sensor de 0,8μm. No entanto, este é um sensor muito maior, com 1/1.33″, sendo o primeiro a alcançar estas dimensões.

Graças à sua dimensão, consegue captar fotografias com uma incrível resolução 12,032 x 9,024, o que pode ser comparado com algumas câmaras DSLR topo de gama. Com estas dimensões, o sensor garante ainda uma grande absorção de luz, o que resulta em fotografias de alta qualidade até em ambientes de baixa luminosidade.

O HMX chega equipado com a funcionalidade Smart-ISO, que utiliza tecnologia de inteligência artificial para conseguir selecionar com uma precisão impressionante, a ISO ideal para qualquer tipo de ambiente. Para garantir as melhor qualidade em ambientes de baixa luminosidade, o sensor tira proveito das tecnologias Tetracell e ISOCELL Plus para obter fotografias de 27MP.

Por fim, no segmento de vídeo, vai certamente surpreender ao conseguir gravar em 6K (6016 x 3384) a 30fps.

O Xiaomi Mi Mix 4 será muito provavelmente o melhor smartphone alguma vez fabricante pela marca, por isso não seria uma surpresa ver integrado o sensor de 108MP.